segunda-feira, 22 de junho de 2015

RINITE ALÉRGICA


O QUE É A RINITE ALÉRGICA SAZONAL?

A rinite alérgica sazonal é uma das duas rinites alérgicas existentes (a outra é a rinite alérgica perianual). A que falamos hoje caracteriza-se por surgir em certos períodos do ano (sazonal) e é habitualmente acompanhada de uma irritação da conjuntiva do olho – rinoconjuntivite. Este tipo de rinite é também chamada de febre-dos-fenos, já que se constatou que esta manifestava-se normalmente na época dos fenos.



CAUSAS DA RINITE ALÉRGICA SAZONAL

As rinites alérgicas, são causadas principalmente pelo contacto com o pólen, proveniente de certas árvores e plantas. As pessoas que sofrem deste problema, são sensíveis apenas a um ou dois tipos de pólen e não a qualquer pólen como muitas vezes se julga.

Algumas arvores produzem pólenes mais susceptíveis de provocar alergias. A polinização das arvores acontece na primavera, durante três semanas até alguns meses, e é nesta altura que se desencadeiam mais crises de rinite. Em Portugal, o cipestre, o plátano e a oliveira são as arvores que mais alergias provocam. Apesar dos pinheiros produzirem grandes quantidades de pólen, este tem fraco efeito alérgico. Mas atenção aos pinheiros de Natal, que em algumas pessoas provocam alergias, principalmente em ambientes mais quentes. As gramíneas, como é o caso dos cereais, são também responsáveis por algumas alergias, normalmente nos meses de Maio e Junho e nas zonas centrais da Península Ibérica.
A quantidade de pólen no ar é superior durante o dia e quando o tempo está e pode ainda variar de ano para ano. Os períodos de polinização, são muito importantes, já que é nesta altura que predominam os sintomas da rinite. De seguida, enumeramos algumas das plantas e o respectivo período de polinização:

Cipestre – Polinização entre Dezembro e Maio;
Dente-de-Leão – Polinização entre Março e Outubro;
Milho – Polinização entre Junho e Agosto;
Oliveira – Polinização entre Abril e Julho;
Plantago – Polinização entre Abril e Setembro;
Urtiga – Polinização entre Fevereiro e Outubro;

SINTOMAS

Os sintomas da rinite alérgica são principalmente os espirros seguidos e a comichão no nariz, bem como o nariz entupido e o corrimento nasal. Sintomas menos frequentes são a perda temporária do olfacto e do sabor, sensação de dor, pressão e estalidos nos ouvidos e ainda irritação e comichão nos olhos.

ALGUMAS DICAS PARA REDUZIR OS SINTOMAS

Durante as alturas de polinização, durma sempre com as janelas fechadas, arejando o quarto pela manhã e livre de correntes de ar.
Lave o cabelo antes de se deitar, afim de evitar o contato com o pólen que facilmente se acumula no mesmo.
Evite as zonas onde existem arvores e plantas às quais é mais sensível.
Se possível, use um aparelho de ar condicionado para filtrar o ar, mas atente à limpeza e substituição dos filtros do mesmo.
Use óculos escuros sempre que sentir os primeiros sintomas.
Faça lavagens com água destilada e use compressas com água fria para aliviar os sintomas.


REMÉDIOS CASEIROS PARA A RINITE ALÉRGICA

Chá de eucalipto

Com propriedades antissépticas e desinfetantes, o eucalipto é um excelente descongestionante nasal, ajudando não apenas em casos de renite, mas também em gripes e resfriados. No entanto, o chá é contra indicado para gestantes, lactantes e crianças.


Chá de urtiga

Com ação depurativa, a urtiga ajuda a bloquear os efeitos da histamina que é liberada em pessoas alérgicas quando em contato com a substância que causa alergia. Ajuda ainda na evacuação e na redução da produção de mucosidade, reduzindo ainda os ataques de tosse. É importante que, para a manipulação da erva, sejam usadas luvas.



Mel

O mel possui pólen e, com seu consumo, mantém a pessoa exposta a doses pequenas do alergênico, fazendo com que o organismo se acostume com sua presença. Pode ajudar a diminuir a reação alérgica decorrente de temporadas em que há muito pólen no ar.


Chá verde

O chá verde possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde e, em casos de rinite, ajuda devido à presença de um composto que inibe a produção da histamina, ajudando a aliviar as reações e sintomas da alergia.

0 comentários:

Enviar um comentário