sábado, 27 de junho de 2015

CONSULTAS DE PÉ-NATAL

Importância das consultas de pré-natal


As consultas de pré-natal são consultas de acompanhamento da gravidez e de preparação para o parto, nas quais são feitos exames clínicos e laboratoriais que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé, ao longo da gravidez. É muito importante realizar estas consultas para ter uma gravidez saudável e evitar complicações para si e para o seu bebé.
Para a gravidez de baixo risco, o Ministério da Saúde recomenda que se realize uma primeira consulta no seu Centro de Saúde, e posteriormente deve seguir as indicações do médico quanto às consultas seguintes.

Ser-lhe-á facultado um pequeno livro – Boletim de Saúde da Grávida – para registo da informação sobre a sua gravidez, que deve andar sempre consigo, quer para as consultas quer no seu dia a dia.

Se a gestação for considerada de alto risco as consultas devem ser mais frequentes, sendo o intervalo definido pelo profissional de saúde de acordo com o fator de risco identificado e a condição da gestante no momento.

Durante as consultas o profissional de saúde vai:
avaliar a sua saúde;
pedir os exames necessários;
acompanhar a evolução da gravidez e o estado de saúde do bebé;
prescrever os cuidados e tratamentos adequados.

Se forem identificadas complicações, com o acompanhamento adequado é possível minimizar os efeitos na mãe e no bebé.

É importante não faltar a nenhuma consulta de pré-natal e aproveitá-las para tirar todas as dúvidas que forem surgindo durante a gravidez, bem como informar sempre ao médico ou enfermeiro os sintomas e queixas que sentir.

0 comentários:

Enviar um comentário