sábado, 27 de junho de 2015

SIFILIS


Sífilis
A sífilis é uma doença causada por bactérias, sexualmente transmissível através do contato durante as relações sexuais. É transmitida quando um indivíduo saudável entra em contato com feridas de alguém infetado.
É uma doença que progride por estágio. Nos estágios iniciais a cura da sífilis é relativamente fácil. Porém, sem tratamento, pode causar danos nos órgãos levando a doença grave e até à morte.

Ter relações sexuais com preservativo e realizar exame pélvico anualmente para diagnosticar sífilis ou outras doenças sexualmente transmissíveis são meios eficazes para prevenir maiores complicações.
Todas as mulheres na gravidez devem realizar o teste da sífilis, já que como referido anteriormente, a mulher que tem sífilis na gravidez pode transmitir a doença ao feto. A infeção pode também ocasionar abortos espontâneos, parto de nado-morto ou a morte do bebé logo após o nascimento.O tratamento faz-se através de antibiótico. No entanto o mesmo não protege de ser contaminada novamente e ser exposta à bactéria, ou seja, a pessoa pode voltar a contrair sífilis após ter sido curada.A transmissão da sífilis pode ocorrer durante o sexo vaginal, oral ou anal. A bactéria pode entrar no organismo através do pénis, ânus, vagina, boca ou até pelas feridas na pele. De salientar que a sífilis não é transmitida por contato com sanitas, piscinas, banheiras, roupas ou talheres.

Um bebé infetado pode nascer sem sinais da doença. Porém, sem tratamento imediato, o bebé poderá ter problemas sérios no espaço de poucas semanas. São caraterísticos vários sintomas, tais como feridas na pele, febre, icterícia, anemia ou inchaço no fígado ou baço. Se não forem tratados podem sofrer de atraso no desenvolvimento, convulsões ou mesmo morrer.

0 comentários:

Enviar um comentário